Documentário 1982, Sede de Sede + Conversa

de Nuno Alves

A partir de filmagens captadas durante a campanha para as Eleições Autárquicas de 1982 em Paredes de Coura, por José de Sousa Guerreiro, António Pereira Júnior, José Casimiro Lages

· Programa

Documentário

5 de abril, 17h

Teatro Valadares

Com conversa após exibição com os convidados Manuela de Melo, José Casimiro Lages e Eduardo Brito, moderada por Tiago Brandão Rodrigues

Sinopse

Uma campanha eleitoral em 1982. Portugal, país isolado da Europa durante décadas por motivos de uma ditadura castradora em termos de educação e formação, organiza 8 anos depois da revolução de 25 de Abril de 1974 as terceiras eleições democráticas com uma população eleitora ainda maioritariamente analfabeta. Um território muito atrasado em termos de infraestruturas, tenta recuperar terreno sob a batuta dos responsáveis pela autarquia. Candidato à presidência do município decide promover o seu plano eleitoral realizando vídeos em todas as freguesias. Filmados de manhã, editados à tarde e exibidos à noite nas sessões de campanha. Sempre sala cheia para ver num televisor, o maior da terra, os depoimentos dos conterrâneos sobre o passado recente, obras realizadas, planos futuros e algumas opiniões tendenciosas sobre os candidatos a concurso. Filmado em Paredes de Coura, é possivelmente um objecto único que retrata o que foram estas campanhas.

Ficha técnica

Realização - Nuno Alves

Edição - Nuno Alves e João Diogo Marques

Produção Executiva - Nuno Alves e Filipa Guerreiro

Coprodução - Associação Cultural Rock’n’Cave & Space Ensemble

Com imagens captadas por José de Sousa Guerreiro, António Pereira Júnior e José Casimiro Lages, durante a campanha para as Eleições Autárquicas de 1982 em Paredes de Coura

Conversa

Documentário raro sobre as autárquicas de 1982 em Paredes de Coura, com imagens captadas pelos próprios candidatos com câmaras amadoras. Retrato cru, tocante e por vezes cómico de um Portugal rural, inocente, ainda a descobrir a democracia e a força do poder local democrático.

Segue-se conversa sobre o documentário e sobre aquelas campanhas do Portugal em transição, moderada por Tiago Brandão Rodrigues (então com cinco anos a crescer por aquelas paragens), com José Casimiro Lages (um dos criadores e autores), Manuela de Melo (jornalista marcante do serviço público de TV da nossa transição e autarca mais de uma década) e Eduardo Brito (cineasta, pensador da imagem e apaixonado pelo Minho).

Convidados

José Casimiro Lages, Engenheiro Civil na Câmara Municipal de Paredes de Coura, onde teve um papel preponderante nos projetos de infraestruturas desenvolvidos na década de oitenta. Em 1993 candidata-se pelo Partido Socialista como vereador ao Município de Caminha, onde residia. Fez parte do executivo de Caminha entre 1993 e 2001. É, desde 2005, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Caminha.

Eduardo Brito trabalha em cinema, escrita e fotografia, realizando filmes como "A Sibila" (2023) e escrevendo argumentos como "O Pior Homem de Londres" (2024). Autor de relevantes obras fotográficas, explora as relações entre memória, ficção e imagem. Ensina na FBAUP e ESAD, doutorando-se atualmente em Artes Plásticas. Coordenou ainda o projeto "Reimaginar Guimarães" (2012), desenvolvido na Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Manuela de Melo, tendo estudado Biologia, foi uma referência do jornalismo da RTP durante décadas. No 25 de Abril de 1974, deu voz e rosto ao primeiro comunicado do MFA na televisão, anunciando a promessa das Forças Armadas de realizar eleições livres rapidamente. Foi vereadora da Câmara do Porto durante 12 anos, cofundadora e professora da Escola de Jornalismo do Porto e deputada na Assembleia da República entre 2002 e 2010. Integrou ainda o Conselho Geral Independente da RTP e vive atualmente numa aldeia de Arcos de Valdevez.

Tiago Brandão Rodriges cresceu entre Paredes de Coura e Caminha, onde continua a passar grande parte do seu tempo livre. Doutorado em Bioquímica pela Universidade de Coimbra, foi investigador em Oncologia em Dallas, Madrid e Cambridge. Foi Ministro da Educação, Juventude e Deporto (2015-2022), Deputado e Presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente e Energia (2022-2024). Entre outras atividades e afazeres, está de volta à Academia.

Localização

Teatro Valadares

Rua Direita 162, 4910-153 Caminha